A cantora Teresa Cristina realizou uma apresentação na noite de sábado, 04 de Fevereiro de 2023, no Teatro Guaíra em Curitiba.
A apresentação fez parte da programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba. Na ocasião foram executadas canções de autoria de Paulinho da Viola, com arranjos de João Egashira e Nailor Proveta, para as Orquestras de MPB que acompanharam a cantora.
As Orquestras de MPB, da Oficina de Música, foram formadas por alunos da oficina, que tiveram 10 dias para realizar os ensaios para apresentação. A Orquestra de Cordas MPB sob direção de João Egashira e a Orquestra de Sopro MPB sob direção de Nailor Proveta.
O espetáculo também teve a participação de do sanfoneiro Lulinha Alencar, que ao lado de Nailor Proveta e Orquestra de Sopro MPB executou a música “Baião de Lacan” de Guinga e Aldir Blanc.
Teresa Cristina
Teresa Cristina é uma sambista carioca, nascida em Bonsucesso e criada na Vila da Penha, com carreira iniciada em 1997 com show em homenagem a Candeia. Em sua discografia Teresa também realizou projetos em homenagem a Paulinho da Viola, Cartola e Noel Rosa.
Com o enredo “Candeia”, foi a primeira e única mulher a receber o estandarte de ouro de melhor samba enredo, em 2015, pela renascer de Jacarepaguá.
Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, Teresa Cristina ganhou notoriedade através de suas lives diárias realizadas no Instagram, levando música, história e alegria à casa das pessoas em isolamento social.
No mesmo ano foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte como a artista do ano e no ano seguinte passou a apresentar o programa Botequim da Teresa no Portal UOL.
João Egashira
O violonista João Egashira é diretor artístico de MPB e um dos curadores da Oficina de Música de Curitiba, além de dirigir a Orquestra à Base de Corda de Curitiba, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, com objetivo de pesquisa e divulgação da música popular brasileira.
Egashira é paulista, natural de Santo André e veio à Curitiba ainda na infância. Tem participação constante em diversas produções fonográficas, seja como produtor, diretor musical, arranjador, compositor ou instrumentista.
Atuou como professor na PUCPR, Conservatório de MPB de Curitiba, Festival de Antonina e Londrina, além da Oficina de Música de Curitiba.
Nailor Proveta
Nailor Proveta é um dos músicos mais requisitados do país. Clarinetista, saxofonista, compositor, arranjador e professor.
Nailor Azevedo é paulista, natural da cidade do Leme, onde começou a tocar precocemente na banda da cidade com apenas 6 anos de idade. Na adolescência ganhou o apelido “Proveta”, que se tornou nome artístico, pois era chamado pelos colegas de “bebê de proveta” por considerarem o músico um prodígio. Nailor fundou diversos grupos como a Aquarius Band, Sambop Brass, tendo destaque como líder da Banda Mantiqueira.
Trabalhou com diversos artistas nacionais e internacionais e representou o Brasil em eventos internacionais como a Latin & Brazilian Jazz Festival e Festival em Fukuoka (Japão, 1996), Expo 98 (Portugal, 1998). Nailor Proveta recebeu em 2015, como músico, o Prêmio Governador do estado de São Paulo.