Festival se mantém surpreendente e com organização impecável.
O Psycho Carnival é um dos maiores festivais independentes do Brasil e um dos principais festivais de psychobilly do mundo. A 22ª edição do Psycho Carnival, realizado em 2023, surpreendeu o público com a quantidade de eventos paralelos realizados em diversos locais da cidade de Curitiba, além dos shows oficiais no Jokers Pub.
O Psycho Carnival 2023 teve mais de 40 atrações, com bandas de quatro estados brasileiros e outros cinco países. Da Europa se apresentaram as bandas Damage Done By Worms, Church of Confidence e Pisscharge da Alemanha, Disturbance da Holanda e 13 Bats da Espanha. Da América do Sul as bandas Rat Demons e Cowboys From Hell da Colômbia e Diablos Suicidas do Chile.
Em todas as noites de evento, no Jokers Pub, houve pontualidade no início e fim das apresentações, mesmo com curtos intervalos para desmontagem e montagem dos equipamentos para troca das bandas e apresentações de sete bandas na mesma noite.
Festas de Anúncio e Abertura
Agendado oficialmente de 16 a 20 de fevereiro, o Psycho Carnival teve seu primeiro evento na semana anterior. A Festa de Anúncio do Psycho Carnival, promovida pela Mundo Livre FM e teve a apresentação gratuita do one man band Klaus Koti, O Lendário Chucrobilly Man, a céu aberto nas Ruínas de São Francisco, na manhã de domingo, 12 de fevereiro.
Na noite de quinta-feira, 16 de Fevereiro, foi realizada no Jokers Pub a Festa de Abertura do Psycho Carnival. Na ocasião se apresentaram três grandes bandas curitibanas.
Os Cavaleiros Temporários, banda de surf music medieval, foi a primeira banda a se apresentar. Na sequência Double Shot Trio subiu ao palco tocando os melhores clássicos dos anos 50. Nesta apresentação excepcionalmente com Mutant Cox nos vocais e violão.
A banda Hillbilly Rawhide, completou recentemente 20 anos de história, fechou a noite com o seu Country Rock Alternativo. Formada por Mutant Cox (voz, guitarra e violão), Mark Cleverson (voz e violino), Marcus Gusso (contrabaixo acústico) e Juliano Cocktail (bateria).
Confira em nosso site detalhes sobre as apresentações de cada noite do evento.
Programação paralela com whorkshop, debates e shows gratuitos
Durante a programação paralela foram realizados shows gratuitos no Lado B, Cão Véio, Janaino Bar, Ruínas de São Francisco e no TUC, o Teatro Universitário de Curitiba. Entre as atrações estão O Lendário Chucrobilly Man, Cigarras, Krappulas, Zabilly, Big Bull & His Selfish Band, Eles Mesmos, Dirty Quarantine, Resistentes além dos DJs Fabio Zanetti, Therencio, Kelley Joy e Jeferson Red Star.
A novidade do ano foi a realização de dois bate-papos no TUC em parceria com o Coletivo das Culturas. As conversas mediadas pela jornalista Adriane Perin, da De Inverno Comunicação, abordaram diversos temas de grande importância para toda a cena underground curitibana e brasileira.
Participaram dos bate-papos os integrantes das bandas Cowboys From Hell e Rat Demons, da Colômbia, Diablos Suicidas do Chile e Kassandra Speltri (ex-frontman do grupo curitibano AAAAAA Malencarada) integrante da banda Pisscharge da Alemanha, além de Jeff Araújo, Presidente do Conselho de Política Cultura de Pinhais, Angelo Stroparo, da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Piraquara (ACIAP), Fabricio Vitor, do São José Rock Fest, Otavio Zucon (BOB), produtor Cultural, historiador, ex-conselheiro CONSEC e Péricles Bostelmann do Instituto Goethe.
Durante o festival o TUC também foi palco de uma oficina sobre videoclipe com Cleaner Micceno, diretor e produtor audiovisual da Mambo Produções, com mais de 25 anos de experiência no mercado.
O workshop aliou teoria e prática, trabalhando a linguagem do audiovisual, roteiro, estilos e formas de videoclipes, teoria das cores e nomenclaturas dentro do universo do cinema. A banda Krapullas colaborou participando das filmagens.