Logotipo Under Curitiba
Kães Vadius fazem homenagem à Gus Tomb no Psycho Carnival 2023.

Homenagens à Gus Tomb no Psycho Carnival

Gus Tomb em última apresentação no Psycho Carnival em 2020. Foto: Robson Mafra.
Gus Tomb em apresentação no Psycho Carnival em 2020.

A edição 2023 do Psycho Carnival teve diversas homenagens à Gus Tomb, o Gustavão baixista da banda Os Catalépticos, falecido aos 52 anos em 2021 em consequência de complicações da Covid-19.

Gustavo Rodrigues foi um dos precursores do psychobilly em Curitiba nos anos 80, com a banda Missionários e fundamental para estruturação da cena psychobilly no Brasil com a criação da banda Os Catalépticos nos anos 90.

Identidade Visual do Psycho Carnival

A primeira homenagem foi a ilustração de Oscar Hertin, utilizada no cartaz do evento e no banner gigante instalado ao fundo do palco do Jokers Pub. Na imagem Gus Tomb foi desenhado ao centro, em destaque, tocando o seu contrabaixo em formato de caixão. Diversos detalhes da ilustração chamam a atenção, pois reproduzem exatamente a forma que Gustavão se apresentava no palco, utilizando a tradicional cartola, vestindo colete e camisa dobrada até o cotovelo, mostrando as tatuagens do braço.

Um minuto de silêncio e homenagem surpresa

A banda Kães Vadius, antes da sua apresentação, pediu para que todos fizessem um minuto de silêncio. O pedido foi em homenagem aos que se foram durante a pandemia de Covid-19.

A banda lembrou a todos que após dois anos sem o festival, devido ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, muitos amigos perderam a vida e não puderam comparecer ao evento de 2023. Durante o minuto de silêncio apontaram para a ilustração de Gus Tomb ao fundo do palco.

Dani, baixista do 13 Bats da Espanha, surpreendeu o público no meio da apresentação da sua banda, ao abrir asas de morcego em seu contrabaixo. Nas asas fotos de Gustavão e os dizeres “Gus Tomb 1969 – 2021”.

Camisetas em homenagem à Gus Tomb

Além do público, diversos músicos se apresentaram vestindo camisetas da banda Os Catalépticos em homenagem à Gus Tomb. Mutant Cox, baterista d’Os Catalépticos e baixista do Sick Sick Sinners, se apresentou vestindo uma camisa personalizada da banda em que era companheiro de Gustavo.

Billy Demon, baixista da banda colombiana Rat Demons, se apresentou com camiseta d’Os Catalépicos. Patrick, baterista do Tampa do Caixão, se apresentou com a camiseta d’Os Catalépticos produzida em homenagem à Gustavão. A camiseta contém os dizeres “Gus Tomb – Rockin’ From Beyond Grave” e o desenho de um crânio com barba e bigode e utilizando cartola.

A banda curitibana Fish’n Creepers por sua vez encerrou sua apresentação tocando o hino “Psychobilly is all Around” de Gus Tomb, Vlad Urban, Mutant Cox e Darwin Cicca, gravado originalmente pela banda Os Cervejas como “Psychobilly Is Everywhere Around” e eternizado pela banda Os Catalépticos em seu primeiro álbum “Little Bits Of Insanity”.

Escrito e publicado por: